Terreiros da Mente

A Psicanálise no Universo Umbandista

Por Adriano Moraes

Terapias Alternativas, Psicoterapia, Inspiração E Crescimento Pessoal, Espiritualidade, No ficción juvenil, Desenvolvimento Humano, Cuerpo, mente y espíritu, Ciencias Sociales

Esa página ha sido visitada 463 veces desde 22/06/2024
Coloración
Leer en Pensática

"Terreiros da Mente: A Psicanálise no Universo Umbandista" é uma obra inovadora que explora a interseção entre a espiritualidade da Umbanda e os princípios da psicanálise. Através de uma abordagem holística, o livro revela como os terreiros de Umbanda podem servir como espaços terapêuticos onde corpo, mente e espírito se encontram para proporcionar cura e transformação.

Os leitores são conduzidos por uma jornada que desvela as estruturas e hierarquias espirituais dos terreiros, a psicodinâmica das interações entre médiuns e guias, e as resoluções de conflitos espirituais através de uma lente psicanalítica. Casos reais de cura e análises detalhadas de vivências e tratamentos demonstram a eficácia dessa integração, proporcionando insights profundos para profissionais de saúde mental e líderes religiosos.

Além de fornecer uma rica análise teórica, a obra também oferece ferramentas práticas para a aplicação dos conceitos psicanalíticos na prática espiritual da Umbanda. Os capítulos finais abordam a aplicação prática dessas integrações, destacando estudos e métodos que podem ser adaptados e implementados em diversos contextos.

Público Alvo

Profissionais de Saúde Mental: Psicanalistas, psicólogos e psiquiatras interessados em explorar a interface entre espiritualidade e saúde mental.

Líderes Religiosos e Praticantes da Umbanda: Pais e mães de santo, médiuns e frequentadores de terreiros que buscam uma compreensão mais profunda de como integrar práticas terapêuticas em suas atividades espirituais.

Acadêmicos e Pesquisadores: Estudiosos dos campos de sociologia do cotidiano, desenvolvimento humano, antropologia e psicologia da religião.

Educadores e Estudantes: Professores e alunos das áreas de ciências sociais, humanas e saúde que desejam expandir seu conhecimento sobre práticas integrativas e terapias alternativas.

Campos de Pesquisa

Sociologia do Cotidiano

No campo da sociologia do cotidiano, "Terreiros da Mente" oferece uma análise detalhada das práticas diárias nos terreiros de Umbanda e como essas práticas se interligam com a vida emocional e espiritual dos indivíduos. A obra examina a organização social dos terreiros, a hierarquia espiritual e as interações entre os membros da comunidade, proporcionando uma compreensão aprofundada das dinâmicas sociais e culturais que permeiam esses espaços.

Desenvolvimento Humano

No contexto do desenvolvimento humano, o livro destaca como a integração da psicanálise na prática espiritual da Umbanda pode contribuir para o crescimento emocional e psicológico dos indivíduos. A obra explora como os rituais e práticas dos terreiros podem servir como ferramentas poderosas para o autoconhecimento, a resolução de conflitos internos e a promoção do bem-estar integral. Estudos de caso e análises detalhadas de tratamentos mostram como essa abordagem pode ser aplicada para apoiar o desenvolvimento pessoal e a cura profunda.

"Terreiros da Mente: A Psicanálise no Universo Umbandista" é uma obra essencial para qualquer pessoa interessada em explorar a rica interseção entre espiritualidade e psicologia, oferecendo insights valiosos e práticos para uma abordagem mais completa e integrada da cura e do desenvolvimento humano.

Edición 1 (2024)

Adriano Moraes

Adriano Moraes é um destacado autor de obras no Clube de Autores, cuja trajetória acadêmica e profissional reflete um profundo compromisso com a educação, a pesquisa e o desenvolvimento social.

Formação Acadêmica:

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Nove de Julho, Adriano consolidou suas bases teóricas e metodológicas, ampliando seu entendimento sobre as dinâmicas sociais e culturais que moldam a sociedade brasileira. Motivado por um desejo incessante de contribuir para a educação, ele se especializou em Educação pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aprofundou seus conhecimentos sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.

Buscando sempre avançar em sua formação, Adriano obteve seu Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país. Durante seu mestrado, ele desenvolveu pesquisas relevantes que exploram as interseções entre educação, cultura e sociedade, oferecendo valiosas contribuições para o campo educacional.

Pesquisador de Religiões de Matriz Africana:

Além de seu robusto percurso acadêmico, Adriano é um dedicado pesquisador de religiões de matriz africana. Sua investigação neste campo revela um profundo respeito e valorização das tradições culturais afro-brasileiras, destacando a importância dessas religiões na formação da identidade e resistência da população negra no Brasil. Seu trabalho contribui para a promoção do respeito e da compreensão inter-religiosa, elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Formação em Psicanálise:

Adriano também possui formação em Psicanálise pelo Instituto Sonata, onde adquiriu ferramentas fundamentais para a compreensão das complexidades da mente humana. Esta formação permite a ele não apenas um olhar sensível sobre os aspectos psicológicos que permeiam o processo educativo, mas também uma abordagem holística e humanizada em suas práticas profissionais e pesquisas.

Más publicaciones desse autor