Diário de uma pandemia, à Portuguesa

Meditações de um prisioneiro domiciliário

Por José Macedo Barros

Retratos, Natureza & Vida Selvagem, Fotojornalismo, Fotografía, Drama, Biografia e Testemunho

Esa página ha sido visitada 902 veces desde 21/05/2024

O autor faz uma auto-biografia, no contexto do seu estado de espírito, durante a pandemia de COVID19, em que se forçou os cidadãos ao confinamento de quarentena e isolamento social, com restrição de direitos do Homem e constitucionais.

É nessas situações de isolamento, ansiedade, tensão/ “stress” emocional, depressão, que todos se viram para o seu interior, questionando tudo e duvidando de tudo, fazendo surgir as teorias da conspiração, muitas vezes fundamentadas em pré-conhecimentos de tudo o que rodeia a civilização, na vertente dominadora das políticas económicas, que sujeitam as decisões políticas. Cada um tece, conforme o que conhece, e as sociopatias crescem nas mentes menos informadas, estabelecendo preconceitos!

Tudo se pode abordar, para ocupar a ociosidade, remexendo os nossos “botões”, pelo que a riqueza de informação pode produzir coisas mirabolantes, ao se levantarem mais dúvidas; se não houver cuidado na análise factual da realidade, facilmente se atinge um estado de loucura, que determina opiniões, sentenças e decisões, baseadas em percepções erradas. Permanece um raciocínio intenso e aturado sobre as pistas lançadas à saciedade e à sociedade, por sobra de tempo. E, neste estado de inspiração, surge a veia artística, que o autor canaliza para a construção de figuras digitais, que expõe em cada entrada, a par da reprodução de fotos alusivas aos momentos e motivos paisagistas idílicos, da sua preferência, por onde viajou, antes e depois do isolamento confinado, tendo oportunidade de reavivar memórias de carinho, tranquilidade e espírito de estasia.

O autor aborda temas civilizacionais fracturantes e analisa as várias percepções do secretismo de poderes, ocultado pela propaganda de um regime de dominância capitalista, no contexto das lacunas propositadas do ensino, tentando deixar pistas de reflexão sobre a realidade, para se desmistificar e esclarecer as teorias da conspiração.

O livro explica a origem desta pandemia e aborda a retrospectiva de se estar a repetir o início do século passado, também marcado por uma pandemia respiratória, que se apelidou de febre pneumónica, ou gripe espanhola, em Portugal, igualmente causada por um vírus respiratório. E vem logo à memória a menor terapêutica de então, com recurso a máscaras faciais e distanciamento entre pessoas, provando que pouco evoluímos, nesse domínio profilático, ou de prevenção, mas temos melhor tecnologia de assistência aos contaminados, desde logo medicação e ventilação pulmonar!

Os que foram contaminados, tiveram uma percepção e cognose próprias, mas o autor apresenta apenas a cognose dos que não se deixaram contaminar, entregues a maior espírito de calma e tranquilidade, mais ou menos ansiosa, que o leitor irá reconhecer, em pontos comuns de sensação introspectiva, procurando interpretar o discurso de prosa poética do autor, no contexto de uma escrita musical, tratando o livro como uma partitura.

ISBN 978-65-266-2235-3
Edición 1 (2024)

José Macedo Barros

Fui um estudante de muito fácil aprendizagem de ouvido e de sucesso elevado, muito activo e representante da massa estudantil, em candidaturas pessoais e independentes. Viajei por muitas localidades de Portugal, absorvendo culturas regionais e analisando os comportamentos e motivações humanos. Sou pós-graduado em Políticas de Ordenamento do Território, com formação superior em Biologia e Ciências da Educação. Desenvolvi actividade profissional como Professor de Biologia e Ciências Naturais, consultor de negócios e Empresário, nas áreas de Paisagismo, Segurança e Imobiliário. Desenvolvo actividade cívica de defesa da democratização da sociedade e desenvolvimento da participação cidadã na decisão de política de gestão de territórios e funcionamento da sociedade. Desenvolvo projectos de cooperação internacional, para o desenvolvimento social, cultural e económico das regiões e dos seus povos. Tenho forte presença nas principais redes sociais (a mais popular, do Facebook, e a profissional, do Linkedin), elaborando comentários políticos sobre a condução das ditaduras nacionais e acção dos respectivos directórios, e dinamizando inúmeros grupos de debate. Tenho milhares de horas de formação nas áreas de Educação, Política, empreendedorismo, Saúde e Ambiente. Fui militante de um Partido da bipolarização da actividade governativa, em Portugal, durante 25 anos. Tive sempre uma postura de independência, em relação aos directórios, e desempenhei vários cargos internos partidários, em comissões políticas, assembleias distritais e gabinetes de estudo; nunca aceitei desempenhar cargos públicos, de nomeação partidária. Concorro a actos eleitorais, como independente, quer ao nível legislativo, quer ao nível autárquico, com o apoio de pequenos Partidos e movimentos independentes. Defendo a causa da governança democrática, com participação activa do povo, no processo de decisão política e regulação popular da actividade executiva política, com desenvolvimento do instrumento jurídico da Acção Popular. Igualmente, defendo a pacificação dos povos, respeitando o direito à auto-determinação e defesa dos interesses legítimos dos países, eliminando todas as formas de colonialismo e o concomitante espírito de extracção indevida de riqueza, nascido do complexo de superioridade de povos dominantes do mundo, e da ganância capitalista. Tenho já outras obras, prontas para publicação, tanto em Política, como Sociedade, e também de género Romance.