OS RUMOS DA ALIMENTAÇÃO HUMANA E SEU IMPACTO NA SAÚDE E NO AMBIENTE

Por Dr. Júlio Fernandes Leite

Vida Saudável, Medicina Clínica, Medicina Alternativa, Salud y bienestar, Medicina, Ciências Biológicas

Esa página ha sido visitada 310 veces desde 26/04/2024

Não nos alimentamos apenas para obter nutrientes. A maioria das pessoas nem sabe a composição nutricional dos alimentos que ingere. Aspectos culturais, econômicos, climáticos, preferências individuais, disponibilidade dos alimentos, entre outros fatores, afetam nosso padrão alimentar. É inegável que a alimentação humana vem se modificando ao longo de nossa jornada na Terra desde tempos imemoriais. Nos últimos 10 mil anos, passamos de nômades coletores e caçadores, para o domínio de técnicas de agricultura e domesticação de animais para nosso consumo, o que permitiu a fixação do homem aos locais, inicialmente os mais férteis e com água em abundância, conquistar maior segurança alimentar e estocar alimentos para períodos de escassez, o que levou ao desenvolvimento das civilizações da Antiguidade.

Embora a oferta e disponibilidade de alimentos ainda seja desigual entre as sociedades e dentro delas, o desenvolvimento da indústria chegou à produção de alimentos e vem se acelerando e generalizando desde o início século XX, com a oferta crescente de alimentos processados pela indústria, que podem durar meses nas prateleiras dos mercados, são prontos para o consumo, ou basta aquecer para comer, visualmente atraentes, guloseimas ao alcance da mão, e a entrega rápida de alimentos prontos em qualquer local no meio urbano moderno. Tudo isso traz impactos, geralmente não reconhecidos, no valor nutricional dos alimentos e para a nossa saúde. Mas como as escolhas alimentares afetam nossa saúde? É verdade que a alimentação humana interfere no meio ambiente e no clima da Terra? Sem a pretensão de ser um tratado técnico, este livro busca oferecer conhecimento sobre o tema, embasado por bibliografia científica, fundamental para evitar opiniões sem fundamentos, ou "achismos" intempestivos.

Tipo de papel Ahuesado 80g

OS SEMEADORES REDE INTERNACIONAL LTDA

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

1. Somos uma fábrica de histórias e queremos contar a sua história para todo mundo. Nascemos para isso.

2. A Editora Os Semeadores produz livros impressos, ebooks, audiobooks, videobooks, landing page books, holobooks; presta serviços de registros do livro, diagramação, confecção de capas, ilustrações, artes gráficas, revisão ortográfica/gramatical, leitura crítica, redação de textos, serviços completos de produção editorial, distribuição, comercialização e muito mais. Entre em contato pelo +55-61-9-9558-9682 ou pelo nosso email: contato@ossemeadores.com.br

(*) Para conhecer as nossas obras, role a tela para baixo ou acesse nossos links. Entre em contato conosco para obter um ou mais orçamentos sem compromisso...